Cobre – o que é, para que serve, aplicações comerciais, curiosidades e muito mais

O cobre é um dos metais com vasta utilização nas aplicações comerciais. Ele possui características que o tornam bastante eficaz para diversos seguimentos da indústria. Por não se tratar de um metal precioso, ele tem excelente custo x benefício para a produção industrial.

Ele também pode ser utilizado para se misturar a outros elementos para dar origem a outros metais, como é o caso do bronze. Por isso temos no cobre uma versatilidade incrível que se mostra bastante eficiente para os fins a que se destina.

Nesse artigo iremos lhe falar sobre o cobre, explicar o que é ele, a sua utilidade, de que forma pode ser feita a sua aplicação, algumas curiosidades sobre ele e muito mais. Leia o conteúdo que preparamos e tire as suas dúvidas a respeito desse metal de grande necessidade para a indústria.

Informações técnicas sobre o cobre

O cobre é um metal que tem a posição de número 29 na tabela periódica. Seu símbolo é o CU, oriundo do latim cuprum. O número 29 indica que ele possui 29 prótons e 29 elétrons. Sua massa atômica é da ordem de 63,54 u. E quando colocado na temperatura ambiente ele se encontra no estado sólido.

Quando trabalhamos com a classificação de metal de transição, o cobre pertence ao grupo 11 da Classificação Periódica dos Elementos. Esse grupo anteriormente era denominado como IB. Sua coloração é avermelhada. Ele possui as propriedades de ser um bom condutor de eletricidade, dúctil e maleável. Por isso ele é um dos mais importantes metais da indústria.

Conhecer essas informações técnicas é importante para conseguirmos compreender o próximo passo, que é falar sobre a serventia dele para a indústria. Nesse ponto também são indicadas as aplicações dele no comércio.

Principais utilizações do cobre na indústria hoje

A indústria costuma utilizar o cobre para diversas finalidades, dado que ele é útil para muitas coisas. Entretanto, suas principais aplicações são feitas na produção de materiais condutores de eletricidade, como cabos e fios elétricos, e também em ligas metálicas, como latão e bronze.

Outro setor que também utiliza bastante o cobre é o da produção de moedas. Porque as moedas de 1 e de 5 centavos levam um banho de bronze. Por isso elas possuem tom avermelhado. Também o setor automobilístico utiliza bastante esse metal para produção de conectores, fios, freios, radiadores, rolamentos, etc.

Em todos esses setores e em muitos outros o cobre é bastante utilizado. E ele cumpre importante função, pois age de diferentes maneiras dando forma, sustentação e segurança aos objetos que constituem.

Ação antibactericida e antiviral

O cobre é um material que possui altíssima capacidade de eliminar bactérias e vírus. Por isso ele é excelente para ser usado em ambientes onde há grande chance de infecção das pessoas, como hospitais, shoppings e centros médicos.

A eliminação dos micróbios e dos vírus acontece devido aos íons (partículas eletricamente carregadas) que são liberadas pelo cobre. O organismo do micróbio e do vírus, quando em contato com os íons, tem a membrana exterior destruída. E sem essa membrana toda a estrutura interna do organizo fica exposta e logo é eliminada.

Portanto, a aplicação do cobre para essa finalidade é bastante indicada. Essa oportunidade ainda não está sendo aproveitada da maneira como deveria, mas já tem ganhado bastante espaço na linhas de produção.

Principais propriedades do cobre

As propriedades do cobre são de enorme valia para a produção industrial porque são elas que tornam possível sua utilização para as finalidades ora previstas. Abaixo nós iremos citar as principais delas e de que forma se dá sua influência na cadeia produtiva.

1 – Ele é um ótimo condutor de calor e eletricidade

O cobre possui enorme facilidade para conduzir calor e eletricidade e por isso pode ser utilizado em diversas aplicações que exigem essa capacidade. Trata-se de um potencial que o diferencia dos demais metais, pois nenhum possui tamanha eficiência nesse sentido.

2 – Não é corrosivo

O cobre é um metal que não passa pelo processo de corrosão e por isso pode ser utilizado sem receio em locais onde a corrosão de outros materiais pode ser inevitável. Isso traz maior qualidade ao emprego de suas funções.

3 – Facilidade para modelar

Essa propriedade torna o cobre um excelente material para se produzir outros elementos. Há a possibilidade de se estabelecer a produção de diversos objetos com esse tipo de material. Mas saliente-se que embora a modelagem do cobre seja fácil, ele é um metal de ótima resistência.

4 – Antibactericida e antiviral

Conforme já citado anteriormente, o cobre é um ótimo antibactericida e antiviral. Por essas propriedades ele torna possível a proteção contra esses micro-organismos. Por isso pode ser utilizado em locais onde essa ação seja necessária.

Formatos disponíveis

Barras Redondas de cobre;

Calços de cobre;

Chapas de cobre;

Tubos de cobre;

Curiosidades sobre o cobre

Para terminar, queremos lhe apresentar algumas curiosidades sobre o cobre. Isso vai servir para lhe ajudar a entender melhor esse metal e como ele vem alcançando cada vez mais espaço nas indústrias.

  • Dois terços de todo o cobre da terra são encontrados em rochas vulcânicas.
  • A oxidação faz com que o cobre fique verde.
  • Se fosse contabilizado o volume de fiação de cobre em um carro médio, ele poderia chegar a 1,5 km.
  • O cobre é um metal bastante utilizado pela medicina.
  • As moedas americanas Pennies foram feitas de cobre puro de 1783 a 1837.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para lhe esclarecer algumas coisas sobre o cobre e como ele é utilizado na indústria global. Se você gostou, deixe aqui a sua curtida e nos siga nas redes sociais para estar sempre atualizado sobre as novidades que temos para você.

ALUMÍNIO | BRONZE | COBRE | LATÃO | AÇO INOX | PLÁSTICOS INDUSTRIAIS

Cobre – o que é e para que serve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *