Latão: o que é, para que serve, aplicações comerciais, curiosidades e muito mais!

Você está buscando informações sobre o latão e ainda não conseguiu encontrar algo de fato consistente sobre o assunto? Saiba que o tema é interessante porque reúne informações acerca de um material de enorme importância para a indústria brasileira.

O material é bastante utilizado em diversas aplicações, sempre atingindo altíssimos graus de satisfação. Algo que o torna excelente para ser explorado, já que trata-se de algo de utilização bastante versátil. Você pode utilizá-lo para inúmeras finalidades em que seja possível fazê-lo.

Nesse artigo você irá conhecer mais sobre o latão, o que é esse material e para que ele serve. Também falaremos sobre as aplicações que podem ser feitas com ele para o mercado, curiosidades sobre o assunto e muito mais. Acompanhe com atenção cada um desses tópicos e aprenda tudo sobre o latão.

O que é o latão?

O latão é uma liga metálica de cobre e zinco. Nele o zinco tem porcentagens de 3 a 45%, a depender do tipo de latão. Trata-se de um produto ideal para a produção de componentes, peças e outros elementos.

O ponto de fusão para fazer o latão costuma ser variável. Depende da quantidade e da proporção dos materiais que forem utilizados nele. Normalmente o ponto de fusão é baixo e a sua fundição pode facilmente ser feita em pequenos fornos especializados.

Normalmente esse ponto de fusão está entre 900° e 940°. Isso dá a ele a possibilidade de ser manuseado (estirado, forjado, fundido e laminado) com mais facilidade que os metais que estão em sua composição. Sua densidade é maior que a dos aços, mas menor que as das ligas de cobre. Sua cor é amarelada, muito parecida com o ouro, e incrivelmente resistente às manchas.

Utilização do latão na indústria

Conforme já esclarecemos, o latão é um material bastante utilizado na indústria. São vários os seguimentos que o utilizam para diversas finalidades. E isso se deve às suas características, que o tornam propício para tal. Afinal, a produção se torna mais eficiente quando utiliza materiais que de fato lhe proporcionam boa estrutura.

Alguns exemplos da aplicação do latão são: fabricação de aparelhos médicos e cirúrgicos, arames, armas, bacias, bijuterias, cadeados, cartuchos de munição, instrumentos musicais de sopro, jóias, moedas, ornamentações, parafusos, rebite, rodas para carros, torneiras, válvulas e tubos de condensadores.

Ou seja, conforme lhe foi possível perceber, a aplicação do latão na indústria tem um vasto leque de opções. Por isso ele é um material indispensável. Sua utilização é bastante variada e os resultados da aplicação são excelentes.

Tipos de latão

Existem diferentes tipos de latão utilizados nos mais diversos seguimentos industriais. Abaixo iremos citar para você os principais tipos de latão que existem e apresentar algumas explicações sobre eles.

  • Liga de Aich: sua composição típica é 60,66% cobre, 36,58% zinco, 1,02% estanho e 1,74% ferro. Sua dureza, tenacidade e resistência à corrosão o tornam excelente para uso em atmosfera marinha.
  • Latão comum (ou de rebite): é um latão barato e utilizado para trabalho a frio. Ele possui 37% de zinco.
  • Latão Alfa: trata-se de um material que tem menos de 35% de zinco. Devido à sua maleabilidade, que lhe permite ser trabalhado a frio, ele é ótimo para ações como prensagem e forjamento.
  • Latão de Príncipe Rupert: esse é um subtipo do Latão Alfa que contém 75% de cobre e 25% de zinco. É um produto adequado para ser trabalhado a quente. É um material bastante utilizado em bijuterias que imitam o ouro, devido à sua cor amarelada.
  • Latão DZR: é um latão que tem uma pequena porcentagem de arsênio. Ele é resistente à dezincificação.
  • Latão Alfa-Beta (Metal Muntz): sua composição é de 35 a 45% de zinco e o ideal é que a sua aplicação seja feita a quente.
  • Latão Arsênico: em sua composição ele possui arsênio e (geralmente) alumínio. Sua utilização se dá em recipientes de queima de alguns motores.
  • Latão Beta: ele é constituído de 45 a 50% de zinco e só pode ser trabalhado a quente. Tem maior fusibilidade, é mais duro e mais resistente.
  • Latão aluminado: ele contém alumínio, o que aumenta consideravelmente a sua resistência à corrosão. Sua utilização se dá especialmente para serviços nas atmosferas marinhas e na produção das moedas de euro.
  • Latão para cartuchos: esse é um material que tem 30% de zinco e é excelente para o trabalho a frio. Ele é utilizado para produzir cartuchos de munição de arma de fogo.
  • Latão almirantado: sua composição é 30% zinco e 1% estanho. O objetivo disso é inibir a desincificação em alguns ambientes.

Formatos disponíveis

Barras Redondas de latão;

Tubos de latão;

Chapas de latão;

Curiosidades sobre o latão

Para você conhecer melhor o latão, vamos lhe apresentar algumas curiosidades sobre esse material. Com isso esperamos que a sua compreensão sobre ele e sua importância para a indústria se torne ainda maior.

  • Cristóvão Colombo enganou os índios dando-lhes latão em troca de ouro. Ele dizia que o latão era um material de origem celeste.
  • Após receber o latão dos europeus, os índios começaram a utilizá-lo para adornar os túmulos da elite indígena e para representar o poder dos caciques.
  • O latão polido era utilizado, na antiguidade, como espelho. Foi ainda na pré-história que surgiram as suas primeiras utilizações para essa finalidade.
  • O latão é um material 100% reciclável e a sua reciclagem leva à economia de água e energia elétrica.
  • A reciclagem de latão no Brasil recupera mais de 600.000 toneladas de zinco por ano.
  • O latão é uma liga metálica antialérgica.
  • Apesar de oxidar, o latão não enferruja. Para mantê-lo na cor original, basta uma limpeza simples.

Essas eram as informações que gostaríamos de lhe passar em relação ao latão. Esperamos que tenha sido de muito proveito para você. E se quiser nos contar um pouco da sua experiência com o latão, deixe-nos um comentário. Será sempre uma alegria conhecer a sua opinião.

ALUMÍNIO | BRONZE | COBRE | LATÃO | AÇO INOX | PLÁSTICOS INDUSTRIAIS

Latão – o que é e para que serve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *