Alumínio: o que é, para que serve, aplicações comerciais, curiosidades e muito mais!

O alumínio é um metal que pode ser utilizado para diversas funcionalidades. Ele está presente no dia a dia das pessoas de várias maneiras porque sua composição lhe dá a versatilidade necessária para várias funcionalidades.

Dadas essas diversas opções de uso que o alumínio tem, ele possui bastante espaço na indústria, sendo utilizado em muitos seguimentos.  E em decorrência disso ele está presente em muitos produtos que você compra pra utilizar quotidianamente.

Nesse artigo iremos lhe falar um pouco mais sobre o alumínio e as suas inúmeras funções no dia a dia. Iremos lhe explicar o que é ele, para que serve, as aplicações que podem ser feitas com ele e muito mais. Confira!

O que é o alumínio?

Para que você conheça as especificações técnicas, o alumínio é um elemento químico, constante da tabela periódica sob o símbolo Al. Seu número atômico é 13, sendo 13 prótons e 13 elétrons.  E a sua massa é 27 u. Ele é o elemento metálico mais abundante do planeta e, em temperatura normal, assume estrutura sólida.

Essa estrutura sólida, entretanto, não o torna tão rígido que não seja possível fundi-lo. Assim ele pode ser utilizado para a formação de peças simples e complexas, conforme será possível verificar mais adiante.

Principais características do alumínio

O alumínio é um metal bastante resistente, além de ser macio e leve. Isso dá a ele a versatilidade a que nos referimos anteriormente. Trata-se de um metal que, devido a uma fina camada de óxidos que se forma quando ele está exposto ao ar, tem um aspecto cinza prateado e fosco. Também é interessante esclarecer que o alumínio não é um metal tóxico, não solta faísca quando exposto a atrito e não é magnético.

Na sua forma pura o alumínio possui tensão de aproximadamente 19 Mpa. Se ele estiver dentro de uma liga essa tensão é de aproximadamente 400 Mpa. Já a sua densidade é de aproximadamente um terço do aço ou cobre. Ele é um metal maleável, dúctil e apropriado para a mecanização e a fundição.

Soluções para diversos setores da indústria

A indústria vive à busca de materiais e substância que facilitem o seu trabalho de produção. Pois trabalhando com os materiais certos e as substâncias adequadas p custo de produção diminui e torna mais lucrativa a atividade desenvolvida.

O alumínio, devido às suas características básicas, é ótimo para o desenvolvimento de várias atividades produtivas das indústrias. Como exemplo podemos citar o papel alumínio, a lata do refrigerante, a janela, o carro e até o avião!

Esse modelo de aplicação em diversos produtos se deve ao fato de ele ter baixo ponto de fusão, boa condutividade elétrica, leveza e ser bastante resistente à corrosão. Essas características básicas tornam o alumínio um dos metais mais versáteis para aplicações em diversos setores industriais.

Flexibilidade, força e leveza

Como poucos elementos conhecidos no planeta, o alumínio possui características ímpares, que fazem dele um ótimo produto para diversas funções. Algumas delas são a flexibilidade, a força e a leveza. Ele não é um metal tão rígido ou pesado quanto os outros, porém é forte. E esse é um dos seus maiores diferenciais.

Por isso o mercado o alumínio é super aquecido em todo o mundo. Todas as grandes potências mundiais buscam espaço na produção e importação do produto. E isso porque a sua utilização é gritante em todo o mundo. Alguns dos países que investem pesado nesse mercado são a China, a Rússia, o Canadá, a Austrália  e os Estados Unidos.

Mas isso não vem acontecendo sem provocar desconfortos. Isso porque, conforme iremos indicar abaixo, o alumínio provoca controvérsias em relação às políticas de preservação ambiental. E esse tem sido um ponto de extrema divergência para o setor.

Empecilhos para a ampla utilização do alumínio na indústria

Mesmo com diversas características que o tornam excelente para utilização na indústria, ainda assim há vários empecilhos para que isso aconteça livremente, da maneira como gostariam os empreendedores do setor.

As dificuldades citadas estão centradas em dois pontos principais: a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção e o impacto negativo gerado sobre o meio ambiente nos procedimentos de rejeito dos subprodutos no processo de reciclagem.

Essa problemática tem sido ponto de discussão por muito tempo entre as indústrias e os ambientalistas. Porque há aqui uma divergência sobre o que seria mais importante: a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis ou a facilitação do processo de produção na indústria. Uma desavença que ainda longe de ser resolvida.

Curiosidades sobre o alumínio

Para deixar o assunto um pouco mais leve, queremos agora falar sobre algumas curiosidades envolvendo o alumínio.  Veja e descubra um pouco mais sobre esse metal tão indispensável para o setor industrial.

  • O alumínio é o terceiro minério na tabela periódica em maior quantidade na crosta terrestre.
  • São necessários quatro quilos de bauxita para se produzir um quilo de alumínio.
  • O alumínio se oxida da mesma forma que o ferro, mas o resultado é diferente.
  • Aproximadamente 75% do alumínio já utilizado continua sendo utilizado hoje, graças à reciclagem.
  • Em sua forma sólida o alumínio não é tóxico, mas a exposição a altas concentrações pode causar problemas de saúde.

Formatos disponíveis

Barras Chatas de alumínio;

Chapas Lisas de alumínio;

Barras Quadradas de alumínio;

Chapas Xadrez de alumínio;

Barras Redondas de alumínio;

Tubos de alumínio;

Cantoneiras de alumínio;

Calços de alumínio;

Tubos de alumínio;

Concluindo

A produção e a venda do alumínio vem sendo uma atividade cada vez mais importante para a sociedade. E apesar de não ser livre de turbulências, esse é um mercado bastante aquecido. Dada a importância do produto para a indústria, isso é bastante compreensível. O que se espera é um justo equilíbrio entre a produção do alumínio e a preservação do meio ambiente. Pois ele é de extrema valia para a sociedade e não pode simplesmente deixar de existir.

ALUMÍNIO | BRONZE | COBRE | LATÃO | AÇO INOX | PLÁSTICOS INDUSTRIAIS

Alumínio – O que é e pra que serve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *